01/07/2021

Anda enfrentando o estresse?

COMPARTILHE:

Quem reside nos grandes centros urbanos do Brasil convive com uma rotina bem frustrante. Todos os dias, além de enfrentar uma rotina de trabalho extensa, é submetido a situações desgastantes como caos no trânsito, pressão por resultados e violência que ocasionam um desgaste físico, emocional e mental. Todo esse estresse tem consequência diretamente na nossa saúde: unhas e cabelos ficam mais fracos e quebradiços, dores de cabeça constantes, dores musculares e a pele produz maior oleosidade.


O estresse não é caracterizado como uma doença, mas sim como uma síndrome que proporciona o estímulo de defesa natural do organismo e ocasiona a sensação de desconforto, preocupação, medo e insegurança. Quando em doses moderada, a síndrome pode nos ajudar a ter maior produtividade, porém, se houver uma cronicidade do estímulo é maléfico à saúde. O motivo é que esse estresse em doses elevadas acarreta num aumento abrupto dos batimentos cardíacos, sudorese,  tremores, tonturas e crises de angina que podem levar ao infarto. As causas do estresse são bem variáveis e podem ser devido à: perda familiar; falta de crescimento profissional ou desemprego; perdas financeiras; término de relacionamento amoroso e início em um novo emprego, escola ou curso. “Pessoas com estresse crônico têm muita dificuldade para eliminar peso.


Além disso, é normal que pessoas estressadas se sintam inchadas após as refeições, tenham sensibilidade com alguns alimentos, adquiram a síndrome do intestino irritável e tenham o intestino preguiçoso”, descreve a Dra. Ana Huggler nutricionista da Global Nutrição. Nesses, casos, a melhor maneira de tratar o estresse é mudando os hábitos alimentares. “Evite consumir alimentos com baixo teor de fibras que podem prender o intestino e irritar a mucosa intestinal como farinha branca (encontrada em pães, massas e bolos), arroz branco e pimenta.


Inclua na alimentação alimentos ricos em probióticos (encontrados em iogurtes e leites fermentados), banana, alho e cebola”, sugere a nutricionista. Outros alimentos para combater o estresse: Quinoa - Rica em proteína, ferro, ômega 3 e 6, o grão possui alto valor de fibras que combate o câncer e ajuda a prevenir problemas cardiovasculares. Devido aos seus bioativos, a ingestão da quinoa contribui para a proteção de outras doenças. Alface - Rica em nutrientes, vitaminas, fibras, lactucina, ferro, cálcio e potássio, ajuda a combater a insônia, tem propriedade analgésica, melhora os níveis de colesterol e regula os níveis de açúcares no sangue. Proteínas de origem animal (carne e peixe): Contém vitamina B12 que reduz a ansiedade e a irritabilidade.


No peixe, por exemplo, os ácidos graxos poli-insaturados do tipo ômega 3 melhoram a capacidade do cérebro e promovem o desenvolvimento adequado das células nervosas do organismo que reduz a sensação de cansaço. Uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos regularmente e uma boa noite de sono contribuirão para uma vida mais saudável e feliz.

ESPERAMOS VOCÊ EM NOSSAS REDES SOCIAIS!
ONDE ESTAMOS

Br. 277 KM 573, Trevo São João
CEP: 85818-560, Cascavel/PR

NTS

Somos uma indústria de suplementos alimentares e nutracêuticos, que prima sempre pela tecnologia e inovação no mercado de suplementos alimentares. Estamos localizados no parque tecnológico da FUNDETEC em Cascavel/PR.

Indústria Brasileira