(45) 3218 1229
Dica de Saúde
Nutraceutical
O que são Nutracêuticos?

Nutracêuticos, um portmanteau das palavras "nutrição" e "farmacêutica", é um produto alimentício ou o alimento que proporciona benefícios médicos e de saúde, incluindo a prevenção eo tratamento da doença.

Health Canada define o termo como: "Um nutracêutico é um produto isolado ou purificado de alimentos que geralmente é vendido em formas medicinais geralmente não associados aos alimentos. Um nutracêutico é demonstrado ter um benefício fisiológico ou fornece proteção contra doenças crônicas".

Tais produtos podem variar de nutrientes isolados, suplementos alimentares e dietas específicas para alimentos geneticamente modificados, produtos herbais e alimentos processados, como cereais, sopas e bebidas.

Com os recentes desenvolvimentos em agentes, a nível celular nutracêuticos, pesquisadores e médicos estão desenvolvendo modelos de integração e avaliação de informações a partir de estudos clínicos sobre terapias complementares e alternativas na prática médica responsável.

A nutracêutica termo foi originalmente definida por Dr. Stephen L. DeFelice, fundador e presidente da Fundação de Inovação Medicina (FIM), Crawford, Nova Jersey.

Uma vez que o termo foi cunhado pelo Dr. DeFelice, seu significado foi modificado pelo Ministério da Saúde do Canadá, que define como nutracêuticos: um produto isolado ou purificado de alimentos, e, geralmente, vendidos em formas farmacêuticas não usualmente associada com alimentos e demonstrou ter um benefício fisiológico ou fornecer proteção contra doenças crônicas.

Exemplos: beta-caroteno licopeno,.

Alimentos nutracêuticos não estão sujeitos aos mesmos testes e regulamentos, drogas farmacêuticas.

O seguinte é uma lista incompleta de alimentos com valor medicinal relatou:

  • Antioxidantes: resveratrol a partir de produtos de uva vermelha; flavonóides dentro cítricas, chá, vinho, chocolate escuro e alimentos; antocianinas encontrados em bagas
  • Reduzir hipercolesterolemia: produtos solúveis fibras dietéticas, tais como casca de semente de psyllium
  • Prevenção do câncer: brócolis (sulforafano) fiddleheads (Matteuccia Struthiopteus)
  • Melhoria da saúde arterial: soja ou trevo (isoflavonóides)
  • Menor risco de doenças cardiovasculares: ácido alfa-linolênico a partir de sementes de linho ou de Chia

Além disso, muitos extratos botânicos e ervas como o ginseng, óleo de alho, etc foram desenvolvidos como nutracêuticos. Nutracêuticos são frequentemente utilizados em pré-misturas de nutrientes ou sistemas de nutrientes nas indústrias alimentícia e farmacêutica.


Fonte: http://www.news-medical.net/health

Booweb